Para deixar um comentário, por favor faça o login.
Pesquisa avançada
Início > Sobre nós


A disponibilização ao público do portal do AHDAPA resulta de processo desencadeado pela Administração do Porto de Aveiro, a partir de 2006, processo tendente à inventariação, catalogação e conservação do espólio existente.
O processo, moroso, quer pelo elevado número de documentos disponíveis, quer pelo rigor exigido, também pelos elevados custos que comporta, não se encontra concluído, tendo no entanto sido já dados passos importantes.

A disponibilização na web do primeiro lote dos milhares de documentos existentes corre a par da tendência hodierna de aproveitar as virtualidades da ciberesfera para alargar incomensuravelmente os espaços expositivos tradicionais, antes cingidos à apresentação física em sala.

As Comunidades Portuárias, portuguesas e estrangeiras, os cientistas e os cidadãos em geral passam, a partir de agora, a dispor de um instrumento de grande utilidade para consulta e apoio à investigação.

O portal assume, também, um papel de relevo na divulgação da história de uma actividade nobre como o é a actividade portuária. Funcionará, estamos certos disso, como instrumento fomentador de novas pesquisas, novas investigações em torno do espólio existente.

Tudo faremos para que este portal possa funcionar, também, como pólo catalisador de vontades individuais e colectivas, tendentes a reforçar o espólio de que actualmente dispomos. Por isso criámos a figura de AMIGOS, destinada a todos os cidadãos que, a nível individual, se prestem a ceder ao AHDAPA documentos de valor histórico, documentos destinados a posterior disponibilização ao público. Por isso criámos a figura de PARCEIROS, com o mesmo intuito, mas aqui dirigida às empresas e instituições.
Em boa hora o fizemos porque mesmo antes da sua divulgação pública, já começámos a receber contributos de entidades externas à APA, e manifestações de entusiasmo para colaborações futuras.

Importa salientar o pioneirismo da iniciativa, por se tratar da primeira administração portuária portuguesa a webizar os conteúdos do arquivo histórico-documental à sua guarda. Liberta-se, assim, este valioso espólio da clausura que o agrilhoava em inútil penumbra, fomentando-se, a partir de agora, o seu usufruto pela comunidade.

Um portal nunca é uma obra acabada, antes se pretendendo dinâmico, sujeito às alterações que a equipa editorial venha a julgar necessárias, no decorrer dos próximos anos. A sua disponibilização pública permite expô-lo à crítica da comunidade que frequenta a rede, a sugestões para melhoria das funcionalidades existentes, correcção de eventuais falhas detectadas nos conteúdos, ajuda dos cibernautas na descrição de conteúdos em relação aos quais não disponhamos de dados, mas que mesmo assim resolvemos libertar.

Não surge, pois, em compita com nenhuns outros portais, nem pavoneando créditos que não são nossos, nem têm que o ser. Assumimos, humildemente, com a sua publicação, um desiderato que cremos fundado nos mais sólidos princípios democráticos do Serviço Público. Tratando-se de património público, não fazemos mais que disponibilizar ao público um património que é seu, um tesouro que é pertença de todos nós.

Forte da Barra, 3 de Abril de 2009

José Luís de Azevedo Cacho, Eng.
Presidente do Conselho de Administração da APA, S. A.

2009 © Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro | Design & produção: Ectep.Lda